A história do Autódromo Internacional de Guaporé mistura-se com a
história do Dr. Nelson Barro, médico que clinicava na cidade e tinha
como hobby o automobilismo, foi campeão Estadual, da categoria 1600 a
3000 cilindradas com um Simca.
A conquista do campeonato entusiasmou jovens Guaporense que uniram-se com a finalidade de organizar uma associação que viesse congregar os aficionados daquele esporte e criar uma infra-estrutura relacionado com a divulgação e o aprimoramento de uma mentalidade baseada nos princípios do desenvolvimento turístico, econômico e social, não só no município mas em toda a região. A euforia e entusiasmo despertados para esses objetivos, geraram uma memorável reunião realizada em 1º de setembro de 1969, surgindo então a AGA - Associação Guaporense de Automobilismo.
A primeira prova disputada no autódromo de Guaporé, ainda em uma primeira fase, com piso de chão batido, aconteceu no dia 21 de dezembro de 1969, já com a supervisão da Federacao Gaúcha de Automobilismo e organização da Associação Guaporense de Automobilismo, contando com a participação de 72 carros das mais famosas equipes do Rio Grande do Sul.
A partir deste momento se iniciou um grande movimento das cidades de toda a região em busca de recursos de opções para a formatação definitiva das instalações, asfaltamento e estruturas de box.
O asfalto e a construção dos boxes, deram ao Autódromo sua forma definitiva e a inauguração aconteceu no dia 17 de Outubro de 1976, com a 5ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford, sendo vencedor da primeira prova o piloto Amadeu Campos.
O Autódromo de Guaporé ganhou o sufixo Internacional no dia 17 de novembro de 1985 quando da realização da 10ª Etapa do Campeonato Sul Americano de Fórmula 3, com a vitória do piloto gaúcho Leonel Friderich.
O Autódromo, atualmente tem o nome Nelson Luis Barro, um dos o maiores incentivadores de sua construção.
Em 2010, o autódromo passou praticamente toda a temporada fechado para reformas. A verba de 1,5 milhão de reais veio através de verba federal do Ministério do Turismo e foi conseguida com o esforço de dirigentes, políticos, pilotos e da população local. A pista foi completamente recapada e restaurada, com melhorias nas áreas de escape e box. As obras demoraram mais que o previsto e a inauguração definitiva das reformas acontecerá no próximo dia 23 de abril com a realização da etapa de abertura da Copa das Federações de Endurance, nova nomenclatura do Campeonato Brasileiro de Endurance.
A conquista do campeonato entusiasmou jovens Guaporense que uniram-se com a finalidade de organizar uma associação que viesse congregar os aficionados daquele esporte e criar uma infra-estrutura relacionado com a divulgação e o aprimoramento de uma mentalidade baseada nos princípios do desenvolvimento turístico, econômico e social, não só no município mas em toda a região. A euforia e entusiasmo despertados para esses objetivos, geraram uma memorável reunião realizada em 1º de setembro de 1969, surgindo então a AGA - Associação Guaporense de Automobilismo.
A primeira prova disputada no autódromo de Guaporé, ainda em uma primeira fase, com piso de chão batido, aconteceu no dia 21 de dezembro de 1969, já com a supervisão da Federacao Gaúcha de Automobilismo e organização da Associação Guaporense de Automobilismo, contando com a participação de 72 carros das mais famosas equipes do Rio Grande do Sul.
A partir deste momento se iniciou um grande movimento das cidades de toda a região em busca de recursos de opções para a formatação definitiva das instalações, asfaltamento e estruturas de box.
O asfalto e a construção dos boxes, deram ao Autódromo sua forma definitiva e a inauguração aconteceu no dia 17 de Outubro de 1976, com a 5ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford, sendo vencedor da primeira prova o piloto Amadeu Campos.
O Autódromo de Guaporé ganhou o sufixo Internacional no dia 17 de novembro de 1985 quando da realização da 10ª Etapa do Campeonato Sul Americano de Fórmula 3, com a vitória do piloto gaúcho Leonel Friderich.
O Autódromo, atualmente tem o nome Nelson Luis Barro, um dos o maiores incentivadores de sua construção.
Em 2010, o autódromo passou praticamente toda a temporada fechado para reformas. A verba de 1,5 milhão de reais veio através de verba federal do Ministério do Turismo e foi conseguida com o esforço de dirigentes, políticos, pilotos e da população local. A pista foi completamente recapada e restaurada, com melhorias nas áreas de escape e box. As obras demoraram mais que o previsto e a inauguração definitiva das reformas acontecerá no próximo dia 23 de abril com a realização da etapa de abertura da Copa das Federações de Endurance, nova nomenclatura do Campeonato Brasileiro de Endurance.
O AUTÓDROMO DE GUAPORÉ REABRE com etapa do Campeonato Gaúcho de Endurance e a 2a Etapa da Copa Classic DIA 23 DE ABRIL( PRESTIGIE O EVENTO )
segue abaixo informações do evento:
QUINTA FEIRA 21/04/2011
SECRETARIA/INSC/CRED/COMB - 09:00 - 18:00
MONTAGEM PNEUS - 09:00 - 18:00
TREINOS LIVRES
13:00 - 14:00 - ENDURANCE
14:10 - 14:50 - COPA CLASSIC
15:00 - 16:00 - ENDURANCE
16:10 - 16:50 - COPA CLASSIC
17:00 - 17:45 - ENDURANCE
SECRETARIA/INSC/CRED/COMB - 09:00 - 18:00
MONTAGEM PNEUS - 09:00 - 18:00
TREINOS LIVRES
13:00 - 14:00 - ENDURANCE
14:10 - 14:50 - COPA CLASSIC
15:00 - 16:00 - ENDURANCE
16:10 - 16:50 - COPA CLASSIC
17:00 - 17:45 - ENDURANCE
SEXTA FEIRA 22/04/2011
SECRETARIA/INSC/CRED/COMB - 09:00 - 18:00
MONTAGEM PNEUS - 09:00 - 18:00
TREINOS LIVRES
09:30 -
10:10 -
COPA CLASSIC
10:20 - 11:20 - ENDURANCE
11:30 - 12:00 - COPA CLASSIC
13:30 - 14:30 - ENDURANCE
14:45 - 15:30 - COPA CLASSIC
10:20 - 11:20 - ENDURANCE
11:30 - 12:00 - COPA CLASSIC
13:30 - 14:30 - ENDURANCE
14:45 - 15:30 - COPA CLASSIC
VISTORIA TÉCNICA
14:45 - 15:45 - ENDURANCE
16:00 - 16:45 - COPA CLASSIC
BRIEFING
14:45 - ENDURANCE
15:20 - COPA CLASSIC
TREINOS CLASSIFICATÓRIOS
16:10 - 16:30 - ENDURANCE CAT I E II
16:40 - 17:00 - ENDURANCE CAT III E IV
17:10 - 17:30 - COPA CLASSIC
SÁBADO 23/04/2011
SECRETARIA - 08:30 - 16:30
MONTAGEM PNEUS - 08:30 - 16:00
WARM-UP
09:50 -
10:20 -
ENDURANCE
1ª BATERIA COPA CLASSIC
09:00 - ABERTURA DE BOX
09:15 - FECHAMENTO DE BOX
09:20 - LARGADA DUR. 20 MINUTOS
2ª BATERIA COPA CLASSIC
10:50 - ABERTURA DE BOX
11:05 - FECHAMENTO DE BOX
11:10 - LARGADA DUR 20 MINUTOS
11:40 - PÓDIUM CLASSIC
PROVA 3 HORAS DE GUAPORÉ
12:10 - ABERTURA DE BOX
12:25 - FECHAMENTO DE BOX
12:30 - CERIMONIAL REINAUGURAÇÃO DO AUTÓDROMO
12:52 - PLACA DE CINCO MINUTOS
12:57 - VOLTA DE APRESENTAÇÃO
13:00 - LARGADA PROVA 3 HORAS DE DURAÇÃO
16:00 - CHEGADA
16:10 - PÓDIUM
Nenhum comentário:
Postar um comentário