“Em Silverstone, vamos descobrir onde estamos”. A frase profética
de Fernando Alonso após o GP da Europa ainda deixava no ar a dúvida
sobre a escalada da Ferrari, que a cada corrida ameaçava beliscar a
supremacia da RBR. A descoberta veio neste domingo. No fim de semana
marcado pelo polêmico vaivém das regras, o bicampeão mundial quebrou o
gelo da temporada. Finalmente deixou o líder Sebastian Vettel para trás,
venceu o GP da Inglaterra e colocou molho num campeonato que caminhava
para a monotonia. As RBRs de Vettel e Mark Webber completaram o pódio,
mas viram pela primeira vez um intruso carro vermelho puxando a fila.
A outra Ferrari não aproveitou o embalo: Felipe Massa chegou em quinto,
atrás das duas RBRs e da McLaren de Lewis Hamilton, que cruzou em
quarto. Foi a 27ª vitória da carreira de Alonso, a primeira da escuderia
italiana desde o GP da Coreia do Sul no ano passado. Para Vettel, fica o
consolo de que ainda tem 80 pontos de folga na liderança e correrá em
casa daqui a duas semanas, dia 24, no GP da Alemanha. Até lá, a questão do regulamento continua aberta.
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) afirmou que, se houver
consenso, a limitação do uso dos difusores será revogada. Mas na
reunião deste domingo, antes da corrida, Ferrari e Sauber
Ao deixar o carro, Alonso vibra com a primeira vitória da Ferrari na temporada 2011 (Foto: agência AP)
Alonso, que largou em terceiro, ganhou a primeira posição numa parada
nos boxes na 27ª volta, quando Vettel teve problemas com o macaco do seu
carro. Após cruzar a linha de chegada e saborear novamente uma vitória,
o espanhol vibrou muito. Festejou no pódio e recebeu o troféu diante do
príncipe Harry, que tinha visitado os boxes da RBR antes da corrida.
Webber teve a chance de ultrapassar Vettel na última volta, mas a RBR,
pela primeira vez, interferiu e pediu para que eles segurassem as
posições até o fim. O mesmo não pode ser dito de Massa e Hamilton, que
disputaram o quarto lugar até a bandeirada final. O brasileiro tentou
dar o bote na última curva e chegou a ser tocado duas vezes pelo rival,
mas não conseguiu a ultrapassagem e chegou 24 milésimos atrás do inglês.
O também inglês Jenson Button não teve uma boa corrida em casa.
Abandonou a prova e perdeu a vice-liderança do campeonato para Webber. O
brasileiro Rubens Barrichello chegou em 13º lugar.
Na largada, Vettel pula na frente
A previsão na largada era de que a chuva não daria as caras durante a
prova, mas já tinha chovido mais cedo. Com vários pontos molhados na
pista, as equipes não tinham outra escolha a não ser largar com pneus
intermediários.
Quando as luzes vermelhas se apagaram, Vettel mal precisou mexer no
volante para ganhar a primeira posição de Webber. O alemão pisou fundo,
deixou o companheiro de equipe na saudade e levantou spray para quem
vinha atrás. Massa ameaçou disputar o terceiro lugar com Alonso, mas
acabou sendo ultrapassado por Button. Na segunda volta, enquanto os
carros da RBR já abriam dois segundos para Alonso, o brasileiro
recuperou sua posição. E Hamilton, que largou em décimo, voou até
quinto, superando inclusive Button, seu colega de McLaren. Rubinho
largou mal e caiu de 15º para 20º.
Na quarta volta, a autoconfiança de Hamilton quase lhe deu uma
rasteira. Quando já se aproximava de Massa, o inglês perdeu o controle
do carro, escapou e permitiu que o brasileiro respirasse. Não levou
muito tempo para os dois ficarem colados de novo. A partir da quarta
volta, Lewis passou a caçar Felipe na pista, numa disputa que só teria
seu último capítulo na bandeirada final.
Na largada, Vettel pulou na frente, ainda com trechos molhados na pista (Foto: Agência Reuters)
Michael Schumacher, da Mercedes, ignorou as leis da física e tentou
passar através da Sauber de Kamui Kobayashi. Levou a pior e teve de
parar para trocar a asa dianteira. Foi parar na 18ª posição e, pouco
depois, ainda teve de voltar aos boxes para cumprir uma punição de dez
segundos. Ainda assim, o heptacampeão terminaria a corrida em nono,
dento da zona de pontuação.
Na 12ª passagem, os outros pilotos também foram para os boxes, mas por
um motivo diferente: colocar os pneus para pista seca. Três voltas
depois, quase ao mesmo tempo, as McLarens deram o bote em cima das
Ferraris. Primeiro foi Button, que tomou a quinta posição de Massa. Em
seguida foi Hamilton, que assumiu o terceiro posto deixando Alonso para
trás. A resposta do espanhol veio na 24ª volta, quando retomou a posição
do inglês.
Nos boxes, Alonso pula para a ponta
Na 27ª, Vettel e Alonso, líder e vice-líder da prova, pararam juntos. A
Ferrari ganhou a disputa nos boxes, e ali a corrida mudou de figura .
O alemão, que estampava fotos dos mecânicos da RBR no capacete, teve
problemas com o macaco que levanta o carro. Perdeu segundos preciosos e
viu o espanhol voltar na ponta, seguido de muito perto por Hamilton.
Naquele momento, Vettel e Webber já se viam em uma situação pouco comum:
atrás de uma Ferrari e uma McLaren.
Pouco acostumado a ver carros à sua frente, Vettel partiu para cima de
Hamilton. Na 36ª passagem, tentou dar o bote, os dois quase se tocaram,
mas o inglês se defendeu bem. Aí a RBR se redimiu do problema na parada
anterior. Fez as contas, chamou Vettel para os boxes e o colocou de
volta na pista na frente de Hamilton, que também tinha parado.
Button, que àquela altura estava numa provisória terceira posição, foi
prejudicado por um erro da McLaren. Na parada nos boxes, a equipe
liberou o carro com a roda dianteira direita solta. O inglês logo
percebeu o perigo, encostou e se viu forçado a abandonar a prova. Com
isso, perdeu a vice-liderança do Mundial e, em casa, manteve a sina de
nunca vencer ou fazer pole em Silverstone.
Seu companheiro de McLaren, em terceiro lugar, sofria com o assédio de
Webber, que vinha em quarto. Dos boxes, Hamilton recebeu o incentivo:
“Faça o que puder para segurá-lo”. Não deu. A seis voltas do fim, o
australiano caprichou na manobra e assumiu a terceira posição.
Naquele momento, Alonso abria 17 segundos de vantagem para Vettel, com
Webber, Hamilton e Massa na sequência. Os mecânicos da RBR aplaudiram a
manobra de Webber, que colocou os dois carros da equipe no pódio. Mas
havia um incômodo ponto vermelho no meio da história. Conforme tinha
avisado, Alonso realmente descobriu em Silverstone o lugar onde está: no
topo.
Pela primeira vez no ano, a bandeirada foi para um carro vermelho, em vez da RBR (Foto: Agência Reuters)
Veja o resultado final do GP da Inglaterra:
1. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m41s951
2. Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m38s521
3. Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – 1m38s436
4. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m39s202
5. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m38s734
6. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m39s499
7. Sergio Pérez (MEX/Sauber- ) - 1m40s933
8. Nick Heidfeld (ALE/Renault-Lotus) - 1m40s446
9. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m39s704
10. Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m40s568
11. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1m38s982
12. Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - 1m39s211
13. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m39s474
14. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - 1m38s572
15. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - 1m38s877
16. Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - 1m42s202
17. Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth - 1m42s435
18. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) - 1m47s559
19. Daniel Ricciardo (AUS/Hispania-Cosworth) - 1m46s610
2. Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m38s521
3. Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – 1m38s436
4. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m39s202
5. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m38s734
6. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m39s499
7. Sergio Pérez (MEX/Sauber- ) - 1m40s933
8. Nick Heidfeld (ALE/Renault-Lotus) - 1m40s446
9. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m39s704
10. Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m40s568
11. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1m38s982
12. Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - 1m39s211
13. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m39s474
14. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - 1m38s572
15. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - 1m38s877
16. Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - 1m42s202
17. Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth - 1m42s435
18. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) - 1m47s559
19. Daniel Ricciardo (AUS/Hispania-Cosworth) - 1m46s610
Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - parou na volta 40
Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - parou na volta 27
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - parou na volta 27
Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) -
Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - parou na volta 03
Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - parou na volta 27
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - parou na volta 27
Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) -
Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - parou na volta 03
Fonte Texto: Globoesporte.com
Fonte Imagens: Reuters / AP
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