Robert Kubica está perfeitamente determinado em regressar à Formula 1 em
2012, depois de recuperar em pleno do grave acidente num rali em
Itália, quando se despistou direito a um rail, que entrou pelo carro
dentro e feriu com gravidade o piloto polaco.
Atirado para a cama do hospital, chegou a estar em risco de vida, mas
tudo correu pelo melhor, e neste momento as perspetivas são as
melhores, se bem que há ainda um longo caminho pela frente, já que
Kubica, muito para além de regressar à sua vida normal, ele quer mesmo é
regressar à Fórmula 1, e aí, as exigências físicas são semelhantes à
alta competição.
Neste contexto, e apesar de ainda não haver uma data "marcada" para o
seu regresso, o polaco mostra-se determinado em regressar o mais tardar
no início de 2012. Entretanto, a Lotus Renault desafiou os leitores a
colocarem questões a Robert Kubica, que recebeu vários milhares, tendo a
equipa selecionado as melhores, para o piloto responder. Aqui ficam:
Robert Kubica: "Em primeiro lugar quero dizer olá a todos! Estou
feliz por ter a oportunidade de responder às vossas perguntas, que foram
selecionadas tendo em vista os temas mais comuns."
Leo: Como te sentes física e mentalmente?
RK: Mentalmente, não há qualquer problema. Fisicamente, ainda estou
um pouco fraco, mas a minha condição geral é muito boa tendo em conta o
que aconteceu. O meu peso está a regressar ao normal e já sou capaz de
andar sem ajuda há algumas semanas. Glovalmente, sinto-me muito bem.
Marcin: Caro Robert, coloco-te a questão se achas que este acidente mudou alguma coisa na tua cabeça relativamente às corridas?
RK: Não penso assim. De momento ainda não tenho qualquer memória do
acidente, e só estou ciente das consequências que teve. Por isso, para
mim, é como se nunca tivesse acontecido.
Marcin: Achas que isso te vai ajudar a ser um piloto ainda melhor?
RK: Vamos esperar que sim! Na realidade eu não vejo por que não. Acho que vou regressar ao nível que estava antes do acidente.
Adi95lbnn: Em que equipa vais regressar no próximo ano?
RK: Eu sou piloto da Lotus Renault GP. Sinto falta de guiar e sinto que o meu trabalho em Enstone ainda não está terminado.
Jagodziewski36: Quando vais fazer uma entrevista na TV para todos te vermos?
RK: Não sei ainda, talvez assim que eu tiver tempo para atividades de
imprensa. Agora tenho de me concentrar na minha reabilitação e
programas de treino.
Sebo: Qual a tua opinião sobre as alterações relativamente aos motores V6 para 2014?
RK: Serei capaz de responder a essa pergunta quando os testar mas
penso que, sobretudo por serem turbo, acho que a dirigibilidade será
diferente da atual.
Cichy1986: Achas que DRS foi uma boa ideia?
RK: Parece-me que sim pois há mais ação em pista e cria situações mais desafiadoras em pista.
RK: Parece-me que sim pois há mais ação em pista e cria situações mais desafiadoras em pista.
PITER12: Como é a sua reabilitação vai?
RK: Como eu já disse antes, estou satisfeito com a forma como estão a
evoluir as coisas pois está tudo dentro das expectativas e felizmente
não têm havido complicações que podem afetar o tempo de recuperação.
Ainda é muito cedo para ter uma visão clara sobre o momento do meu
retorno mas o mais importante é o regresso não ser antecipado, e
acontecer na altura certa.
Adam T. Szczurowski: O que fazes para manter tua mente focada na
competição? É possível usares o simulador? Que tipo de treino fazes
atualmente? Qual é a tua maneira de preservar todos os instintos de um
piloto de corridas, nesta fase de recuperação?
RK: Ninguém esquece, é como andar de bicicleta. Não há nada que
precise fazer relativamente aos sentidos, mas por exemplo gosto de jogar
videogames, sempre fiz e é isso.
Kajetanlewicki: Vais estar pronto para 'balançar a rede' no próximo ano e lutar pelo campeonato?
RK: Sim à primeira questão. Para a sua segunda pergunta, teremos que esperar até o primeiro teste em 2012 e aí tirar as dúvidas.
Mohamed Abdi: O que você acha do desempenho da sua equipa este ano?
RK: Muito bom de início, embora a performance tenha vindo a cair nas
últimas corridas, principalmente durante as qualificações. Eu sei que
existem alguns bons upgrades a caminho que vão ajudar a impulsionar
novamente a equipa. Em Silverstone fomos prejudicados com a mudança das
regras, mas vamos recuperar na Alemanha.
Kamil_42k: qual é a primeira coisa que vais fazer na primeira corrid,a quando regressares?
RK: Vou relaxar um pouco com os engenheiros, na sala de briefing, e depois deitar mãos à obra...
Fonte: AutoSport
Fonte Imagem: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário