Hipódromo deve receber a primeira pista oval do Brasil
O automobilismo tem um campo próspero no nosso Estado desde que os
primeiros carros para cá vieram. As corridas aconteceram por todas as
partes do RS, geralmente usando pedaços de estradas ou partes de ruas
das cidades. Em Porto Alegre, ficaram famosos os circuitos Vila
Nova-Cavalhada, da Pedra Redonda, da Redenção, entre outros. Muito se
fez arrancadas na Ipiranga em plena madrugada naquela parte que ia até
Antônio de Carvalho. Também teve provas de Porto Alegre a Capão da
Canoa, se fez corrida na areia da praia em Tramandaí, até hoje se faz a
subida do Morro da Borússia em Osório e por aí vai. Assim, quando foram
proibidas as corridas de rua em Porto Alegre, em 1968, aceleraram-se as
obras para a construção de Tarumã, berço do automobilismo gaúcho e o
segundo circuito mais importante do Brasil, apenas atrás de Interlagos.
Logo em seguida, os pilotos da Serra criaram o autódromo de Guaporé, que
dividiu a atenção dos gaúchos nos anos 80 a 2000, quando foi construído
o autódromo de Santa Cruz do Sul. Com três pistas, o Estado dividia com
Paraná a disputa de quem seria o estado com mais importância no cenário
nacional, já que os paranaenses tinham o de Curitiba, o de Londrina e o
de Cascavel. E em 2010 veio o autódromo do Velopark e desbancamos os
paranaenses. Mas os gaúchos não estão satisfeitos.
Avançam as chances de o quinto autódromo gaúcho ser construído em
Santa Maria. Será o primeiro oval do Brasil, a ser construído onde hoje
está o hipódromo do Passo d’Areia. Tanto a CBA quanto a FGA já fizeram
estudos de viabilidade e liberaram a construção. Agora isso depende da
iniciativa privada. Parece que a intenção final é trazer uma prova da
Nascar para cá. Isso sem falar do circuito de rua de Porto Alegre para
receber a Fórmula Indy em 2012. Bons ventos sopram nos pampas gaúchos.
Fonte: Correio do Povo (PITLANE)
Fonte Imagem: Divulgação
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