sexta-feira, 16 de março de 2012

Por segurança, "bico de ornitorrinco" torna carros feios; entenda

A temporada 2012 da Fórmula 1 começa oficialmente só no próximo domingo, mas um detalhe já marcou o ano da categoria: os bicos dos carros, rapidamente batizados como "bicos de ornitorrinco". Em meio às mudanças estéticas dos últimos anos, e que quase nunca caem nas graças dos fãs da categoria, os degraus apresentados nas partes dianteiras dos veículos têm gerado novas reações de desagrado no público.


Em resumo, o novo desenho tem um motivo: a mudança de regulamento. Até o fim de 2011, os bicos dos carros podiam ficar até 62,5 cm sobre o solo; a medida, porém, foi revisada e a altura máxima dos bicos, rebaixada para 55 cm. Como a altura poderia provocar a entrada de pedaços nos carros em caso de acidentes, entre outros problemas, a maior parte das equipes optou por manter o design da célula de sobrevivência, criando o degrau para adaptar os carros à altura do bico. Ou seja, questão de segurança.
Até a abertura da temporada, apenas McLaren e Marussia desafiaram a tendência, criando bicos contínuos e mais bonitos sem desafiarem o regulamento - muito provavelmente por terem usado chassis baixos em 2011. Lotus e Caterham promoveram soluções intermediárias, com uma inclinação mais sutil. Times como Ferrari e Williams apostaram em uma angulação maior, criando quase "blocos" no nariz dos carros. Não há um padrão.
"Não estou falando só da Ferrari; estou falando que 99% dos carros são feios em função deste bico. Isso não é um problema do lado dos engenheiros. É um problema do lado de segurança. O bico do carro tem que ser mais baixo, e isso faz com que a maioria dos chassis - com exceção da McLaren, entre as equipes competitivas - tenha que fazer aquele calombo", justificou Felipe Massa, em entrevista concedida em São Paulo na semana passada.
Na Force India, o degrau é explicado ao Terra por Andrew Green, diretor técnico da equipe. "A regra da altura do bico nos levou à principal mudança visual no carro", disse Green, por e-mail da assessoria de imprensa da escuderia, comentando as diversas mudanças aerodinâmicas no carro. "O restante é muito sutil."
O próprio Massa reforça a evolução na segurança dos carros em 2012. "Fizeram um estudo, e aquilo é mais seguro. Dois anos atrás, o (australiano Mark) Webber 'decolou' na corrida de Valência - com um bico mais baixo, não aconteceria. É um regulamento novo. A maioria dos carros, que tinham o chassi alto, teve que fazer esse negócio horrível para o bico do carro", disse, sem perder o bom humor. "Mas é feio para caramba". Na prova em questão, o GP da Europa de 2010, Webber tentou ultrapassar o finlandês Heikki Kovalainen e levantou voo após tocar a parte frontal de sua Red Bull no pneu traseiro direito da Lotus.
Apesar da perspectiva negativa em termos de beleza, o desenho final dos bicos não deve interferir tanto no desempenho aerodinâmico. A análise é do brasileiro Luiz Razia, piloto reserva da Team Lotus em 2011 e corredor da Arden na GP2 em 2012.
"Acredito que não será um problema tão grande o degrau no carro, pois os times procuram soluções em outras partes do veículo para amenizar um possível problema", avaliou ele, por e-mail, ao Terra. "Como vimos no caso da Red Bull, que aproveitou o degrau para fazer uma entrada de ar. E a Ferrari aproveitou o formato do chassi e do bico para usar um tipo de suspensão dianteira que já não era usado na Fórmula 1 desde 2001", completou, citando o novo carro vermelho, cujo desenho foi considerado "mais agressivo" que os anteriores pela própria escuderia.
No modelo VJM05 da equipe indiana, o bico de ornitorrinco não chega a causar a estranheza que provoca em outras equipes - Ross Brawn, por exemplo, disse que o carro da Mercedes é "elegante", "apesar do design distinto". Para Green, o desenho do carro para 2012 inspira confiança nos conceitos aerodinâmicos que estão chegando à F1.
"Você pode começar a ver os conceitos aerodinâmicos chegando agora. Parece um pouco diferente do que tivemos nos anos anteriores, o que é bom", disse Green. "Ainda é desconhecido onde todos estão - e não saberemos isso até Melbourne", completou.
O que se sabe até agora é que o carro considerado mais bonito é o da McLaren. Na entrevista coletiva desta quinta-feira, às vésperas do Grande Prêmio da Austrália marcado para o próximo domingo, os seis pilotos presentes foram questionados sobre a aparência do "bico de ornitorrinco". Nesse momento o inglês Jenson Button se antecipou e até brincou com os rivais. "A aparência do nosso é ótima", disse, enquanto que o australiano Mark Webber respondeu: "Adrian Newey (projetista da Red Bull) sempre faz carros bonitos. É uma regra feia, é decepcionante".
Mas será que só a McLaren acertou a mão ao manter uma dianteira mais convencional? "Este é o charme da F1, que é baseada na tecnologia", avaliou Razia. "Pelo desenho do carro, uma evolução dos anos anteriores, a McLaren pode ter conseguido evitar o degrau. Se der certo, veremos muitas equipes seguindo a linha dela. Para este ano, acho muito difícil alguma mudança, pois seriam necessárias mudanças estruturais nos chassis, o que acarretaria em novos testes de segurança e muitos custos".
Em entrevista publicada no site oficial da categoria nesta quinta, o alemão Sebastian Vettel também admitiu que "nenhum dos times está muito feliz" com o novo nariz. "Provavelmente vamos nos livrar disso para o próximo ano", projetou. Nesta sexta, o chefe do departamento técnico da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Charlie Whiting, adiantou, em entrevista à revista britânica Autosport, que o assunto será discutido para evitar novos carros feios em 2013. Até lá, fãs e pilotos terão de se acostumar com o já conhecido "bico de ornitorrinco".
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Fonte:Terra
Fonte Imagem: AP


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